Pular para o conteúdo principal

Alternativas Saudáveis para Auxiliar na Redução do Sal - por Isadora Santana

 Todos nós sabemos que o sódio é essencial para muitas atividades humanas básicas como função muscular e nervosa certo? Porém, em excesso, o sal pode aumentar a pressão sanguínea e levar à hipertensão. Nesse artigo vamos apresentar diferentes formas de substituir ou reduzir a sua ingestão de sal na sua dieta. Garanto que você irá adorar essas dicas!


O recomendado para adultos e crianças maiores de 14 anos é uma ingestão de sódio de 2,300 miligramas por dia. Para ajudar as pessoas que consomem mais sódio que o recomendado, trouxemos  dicas de como substituí-lo. Se você está tentando reduzir o sódio ou apenas deseja tentar algo novo, essas ervas, especiarias e condimentos são uma ótima maneira de substituir o sódio e adicionar sabor à qualquer alimento.


 

 • Alho

Uma ótima alternativa ao sal, os usos culinários do alho são quase infinitos. Utilizar alho cru adiciona um gosto pungente à alimentos, enquanto tostá-lo fornece uma sabor doce e agradável.

•Pimenta do Reino em Grão

Enquanto a maioria das pessoas conhece a pimenta em grão apenas como um companheiro do sal, estas são na verdade sementes secas. Enquanto pimentas pretas em grão são as mais comuns, há uma variedade de muitas cores que possuem perfis e sabores diferentes como, por exemplo, a pimenta branca em grãos.


Algumas são mais doces, enquanto outras são mais amargas. Uma pitada de pimenta do reino em grãos possui fibra, cálcio, ferro e magnésio. Então você está recebendo uma variedade de nutrientes quando adicionar essa pequena especiaria na sua comida.


•Suco de Limão

Uma ótima fonte de vitamina C, uma vitamina essencial que auxilia na saúde dos ossos e imunológica; utilizar limões e suco de limão como uma alternativa ao sal é uma ótima maneira de dar destaque ao sabor da comida. Ele combina com quase tudo – frango, peixe, vegetais e até iogurtes e sobremesas. Gostaria de um sabor de limão mais sutil? Apenas adicione algumas raspas de limão. E se realmente quiser o sabor de limão, você pode ate usar como uma marinada.


•Cominho

Um membro da família da salsinha, o cominho em grão, assim como a pimenta em grão, é na realidade uma semente seca. Muito utilizada nas cozinhas do sudeste da Ásia, norte da África, México e Tailândia, o cominho adiciona um distinto sabor terroso e defumado aos alimentos.

Cominho pode ser adicionado à pratos salgados e funciona bem com carnes magras, como frango, bife e cordeiro, sendo utilizado tanto na versão em pó como em grãos.






Isadora Santana, Nutricionista.

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Baixe aqui o livro - Passos para o Reavivamento Pessoal

Clique aqui para baixar a versão PDF.

Casa dos Pobres São Francisco de Assis precisa de ajuda

Com a pandemia do novo coronavírus, a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru-PE, precisa de ajuda. A Casa, que atende a 77 idosos, está seguindo as recomendações das autoridades sobre a contaminação do vírus. Além da preocupação com a doença, já que todos os moradores do lugar fazem parte do grupo de risco, existe outra preocupação: a dos recursos financeiros para manter os trabalhos. A instituição é privada e sobrevive de doações, mas sem a renda do estacionamento que funciona no local, as receitas da Casa têm diminuído. O estacionamento está fechado ao público desde a sexta-feira (20), de acordo com a orientação de evitar aglomerações e com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos moradores. Entre os itens que a entidade mais necessita no momento, estão as fraldas descartáveis geriátricas. A Casa contabiliza o uso mensal de mais de 5 mil fraldas. O leite é outra necessidade dos moradores, que têm uma dieta em conformidade com a faixa etária.

Artigo | Covid-19 e os rumos da educação brasileira - por Mário Disnard

Acredito que a experiência de 2020 será um marco decisivo na educação, visto que a pandemia do Covid-19 nos apresenta, mais do que nunca, a necessidade de repensar o papel social da educação para além do processo de escolarização. No Brasil medidas emergenciais foram tomadas para garantir o processo educativo, entre elas, o trabalho educacional remoto. No entanto, diante de tantos imprevistos, gestores, professores, estudantes e famílias encontraram-se num momento de muita pressão, com várias dúvidas e incertezas. Diante da atual situação, os limites impostos têm nos apresentado possibilidades inegáveis de transformação, o que nos remete a uma série de questionamentos: há efetivamente uma preocupação com a qualidade social da aprendizagem? O que este período nos informa a respeito de nossos estudantes e de suas famílias com relação as nossas práticas como educadores?   O que faz sentido manter e o que mudar? É possível repensar o papel da escola e da sociedade na formação das novas