Pular para o conteúdo principal

Nutrição e Saúde | O que são as proteínas? - por Jailson Cavalcante

As proteínas são nutrientes necessários para o organismo produzir partes essenciais do corpo, como músculos, hormônios, tecidos, pele e cabelo.

Além disso, as proteínas formam os neurotransmissores, que são os responsáveis por transmitir os impulsos nervosos que formam os pensamentos e os comandos físicos para o corpo se movimentar.

São encontradas em alimentos como carnes, peixes, ovos e derivados do leite, além de existirem em alimentos de origem vegetal, como soja, feijão, amendoim, gergelim e lentilha.




A importância de ingerir alimentos fontes de proteínas é essencial. Como pode-se observar abaixo, alguns de seus benefícios:

  • Produz massa muscular

Essenciais para a manutenção e aumento da massa muscular, pois para o músculo crescer é preciso ter, além da prática de atividade física regular, o consumo adequado de proteínas de boa qualidade, como as encontradas em alimentos de origem animal, como carne, frango e ovos, auxiliando na hipertrofia e desenvolvimento da massa magra.

  • Produz anticorpos

Os anticorpos e as células de defesa do organismo são feitos a partir de proteínas, e sem uma ingestão adequada desse nutriente o sistema imunológico fica enfraquecido e o organismo passa a ser mais suscetível a doenças e infecções. Vale salientar que além do consumo adequado de proteínas, outros nutrientes como zinco, selênio e ômega-3 também são importantes para manter uma boa imunidade.

  • Mantém pele e cabelos saudáveis

As proteínas são as responsáveis por formar o colágeno, substância que dá firmeza à pele e previne as rugas e linhas de expressão. Além disso, a queratina, principal componente dos cabelos, também é uma proteína, e por isso cabelos saudáveis precisam desse nutriente.

É importante lembrar que alimentos como carne e ovos, que são naturalmente ricos em proteínas, são os principais responsáveis por produzir colágeno e queratina, não sendo necessário focar o consumo em alimentos ou suplementos de colágeno.

  • Equilíbrio dos hormônios

Os hormônios também são substâncias no organismo formados por proteínas, e por isso para ter um bom equilíbrio hormonal é necessário consumir adequadamente este nutriente. Problemas como Síndrome dos Ovários Policísticos, estresse ou ansiedade podem ser causados por alterações hormonais, e uma alimentação equilibrada é essencial para melhorar os sintomas e tratar as doenças.

  • Auxilia a recuperação de feridas e cirurgias

As proteínas são a base principal da formação de novos tecidos, sendo necessárias para recuperar problemas como feridas e cortes cirúrgicos. Elas formam partes essenciais do corpo, como vasos sanguíneos, tecido conjuntivo, células, colágeno e pele, sendo importante ter um consumo adequado de proteínas após grandes cirurgias, como cirurgia cardíaca e transplante de órgãos.

  • Fornecimento de energia

Além dos carboidratos e das gorduras, as proteínas também podem ser utilizadas como substrato para produzir energia no organismo e regular a glicemia, especialmente em dietas pobres em carboidratos. Cada grama de proteínas fornece 4 kcal, a mesma quantidade fornecida pelos carboidratos.

  • Manutenção da saúde das articulações

As articulações são formadas por tendões e têm uma grande presença de colágeno, que funciona como um amortecedor entre os ossos, evitando o seu desgaste e o aparecimento de dores. Como o colágeno é feito de proteínas, elas consequentemente são importantes para manter uma boa saúde das articulações e prevenir lesões durante a prática de exercícios físicos, que forçam muito as articulações.

  • Digestão e absorção de alimentos

O suco gástrico e as enzimas digestivas são formados por proteínas, responsáveis por quebrar os alimentos em partículas menores que serão absorvidas pelo intestino.

Além disso, as células do intestino possuem transportadores que são formados por proteínas e que funcionam como portas que permitem a entrada dos nutrientes digeridos no organismo.


É sempre bom lembrar que para uma boa adequação de consumo de proteínas, é essencial ter o acompanhamento com um profissional de nutrição, pois existe para cada pessoa uma quantidade especifica de proteínas, de acordo com o objetivo de cada um, e suas necessidades. Ressaltando que indivíduos com problemas renais devem ter uma atenção especial em relação a quantidade de proteínas consumidas nas suas refeições.




Jailson Cavalcante é nutricionista

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Casa dos Pobres São Francisco de Assis precisa de ajuda

Com a pandemia do novo coronavírus, a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru-PE, precisa de ajuda. A Casa, que atende a 77 idosos, está seguindo as recomendações das autoridades sobre a contaminação do vírus. Além da preocupação com a doença, já que todos os moradores do lugar fazem parte do grupo de risco, existe outra preocupação: a dos recursos financeiros para manter os trabalhos.

A instituição é privada e sobrevive de doações, mas sem a renda do estacionamento que funciona no local, as receitas da Casa têm diminuído. O estacionamento está fechado ao público desde a sexta-feira (20), de acordo com a orientação de evitar aglomerações e com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos moradores.
Entre os itens que a entidade mais necessita no momento, estão as fraldas descartáveis geriátricas. A Casa contabiliza o uso mensal de mais de 5 mil fraldas. O leite é outra necessidade dos moradores, que têm uma dieta em conformidade com a faixa etária.



Como ajudar? As doaç…

Artigo | Covid-19 e os rumos da educação brasileira - por Mário Disnard

Acredito que a experiência de 2020 será um marco decisivo na educação, visto que a pandemia do Covid-19 nos apresenta, mais do que nunca, a necessidade de repensar o papel social da educação para além do processo de escolarização. No Brasil medidas emergenciais foram tomadas para garantir o processo educativo, entre elas, o trabalho educacional remoto. No entanto, diante de tantos imprevistos, gestores, professores, estudantes e famílias encontraram-se num momento de muita pressão, com várias dúvidas e incertezas.

Diante da atual situação, os limites impostos têm nos apresentado possibilidades inegáveis de transformação, o que nos remete a uma série de questionamentos: há efetivamente uma preocupação com a qualidade social da aprendizagem? O que este período nos informa a respeito de nossos estudantes e de suas famílias com relação as nossas práticas como educadores?O que faz sentido manter e o que mudar? É possível repensar o papel da escola e da sociedade na formação das novas geraçõ…

Solidariedade: grupo de voluntários distribui mais de 1.500 refeições em Caruaru

Em tempos de contágio do novo coronavírus, há outro sentimento sendo disseminado em meio à população: a solidariedade. A corrente do bem se espalha e as mãos que ajudam também são ajudadas pelas que recebem. Além da higienização do corpo, que é um dos protocolos das medidas sanitárias contra o covid-19, fazer o bem ao próximo ‘limpa a alma’ daqueles que percebem a condição humana de todos.

A pesquisa ‘Tracking the Coronavírus’, realizada pela Ipsos entre 26 e 28 de março, mostrou que o Brasil está no topo do ranking dos países quanto à preocupação com as pessoas mais vulneráveis. 70% dos entrevistados no Brasil afirmaram temer pelos mais debilitados.
Neste percentual, estão as missionárias Sabrina Carvalho e Sara Galdino, que moram em Caruaru, no Agreste pernambucano. Em meandros de março, elas iniciaram uma ação que, a princípio, parecia pontual e singela. “Quando as autoridades em saúde começaram a intensificar a necessidade de constante higienização das mãos, ficamos preocupadas com…