Pular para o conteúdo principal

Nutrição e Saúde | O Alto consumo de alimentos prontos e suas consequências – por Jailson Cavalcante

 O consumo frequente de alimentos comprados prontos pode ser prejudicial para a saúde. Isso porque a grande maioria deles possui em sua composição altas concentrações de sódio, açúcares, gorduras saturadas e substâncias químicas que melhoram e garantem o sabor, além de aumentarem o prazo de validade do alimento, contudo em sua maioria são prejudiciais à saúde. Assim, devido à quantidade de sódio, gordura e conservantes, as comidas prontas podem favorecer o ganho de peso, o aumento da pressão arterial e elevar o risco de problemas no coração e no intestino.

As comidas prontas, que podem ou não vir congeladas, podem ter vários impactos negativos na saúde, isso porque os alimentos que são utilizados no seu preparo na maioria das vezes perdem qualidade de nutrientes durante o processo de congelamento, além de que são adicionados conservantes e muito sal para garantir o sabor do alimento e aumentar o prazo de validade. 


Compras, Negócios, Varejo, Carrinho De Compras

Assim, alguns dos principais riscos relacionados com o consumo a longo prazo de comidas prontas e congeladas são:


Ganho de peso

Quando se consome de forma frequente comidas prontas congeladas, é possível que exista aumento de peso e da quantidade de gordura corporal, isso porque a maioria dessas comidas tem grande quantidade de calorias.


Aumento da pressão arterial

O aumento da pressão arterial está normalmente relacionado com a grande quantidade de sódio presente nos alimentos e temperos prontos, principalmente nas lasanhas, pizzas, sopas em pó, macarrão instantâneo e temperos em cubo.


Aumento do colesterol

Além da grande quantidade de sódio, as comidas prontas também são ricas em gordura saturada, que é a principal responsável por aumentar o colesterol ruim e reduzir o colesterol bom.


Problemas intestinais

Devido ao alto teor de substâncias químicas, como conservantes, saborizantes, corantes e realçadores de sabor, o consumo frequente das comidas prontas também pode levar a problemas de saúde como irritação no estômago, câncer de cólon, dor de cabeça, formigamento, pedras nos rins, náuseas e redução da absorção de vitaminas no intestino.

Além disso, aditivos alimentares como o glutamato monossódico deixam o paladar viciado no sabor artificial da comida, o que causa o aumento do consumo desse tipo de produto.

Sempre que puder, priorize alimentos naturais, preparações feitas por você mesmo. Tem dificuldade para organizar sua rotina alimentar? Aposte em alimentos de preparações fáceis, procurem um profissional de Nutrição para que o ajude a montar um cardápio que se adeque à rotina. Além disso, é importante salientar que esses produtos, por todas as razões mencionadas acima não são recomendados para crianças, embora seja extremamente comum vê-las consumindo tais alimentos.




Jailson Cavalcante é nutricionista

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Casa dos Pobres São Francisco de Assis precisa de ajuda

Com a pandemia do novo coronavírus, a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru-PE, precisa de ajuda. A Casa, que atende a 77 idosos, está seguindo as recomendações das autoridades sobre a contaminação do vírus. Além da preocupação com a doença, já que todos os moradores do lugar fazem parte do grupo de risco, existe outra preocupação: a dos recursos financeiros para manter os trabalhos.

A instituição é privada e sobrevive de doações, mas sem a renda do estacionamento que funciona no local, as receitas da Casa têm diminuído. O estacionamento está fechado ao público desde a sexta-feira (20), de acordo com a orientação de evitar aglomerações e com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos moradores.
Entre os itens que a entidade mais necessita no momento, estão as fraldas descartáveis geriátricas. A Casa contabiliza o uso mensal de mais de 5 mil fraldas. O leite é outra necessidade dos moradores, que têm uma dieta em conformidade com a faixa etária.



Como ajudar? As doaç…

Artigo | Covid-19 e os rumos da educação brasileira - por Mário Disnard

Acredito que a experiência de 2020 será um marco decisivo na educação, visto que a pandemia do Covid-19 nos apresenta, mais do que nunca, a necessidade de repensar o papel social da educação para além do processo de escolarização. No Brasil medidas emergenciais foram tomadas para garantir o processo educativo, entre elas, o trabalho educacional remoto. No entanto, diante de tantos imprevistos, gestores, professores, estudantes e famílias encontraram-se num momento de muita pressão, com várias dúvidas e incertezas.

Diante da atual situação, os limites impostos têm nos apresentado possibilidades inegáveis de transformação, o que nos remete a uma série de questionamentos: há efetivamente uma preocupação com a qualidade social da aprendizagem? O que este período nos informa a respeito de nossos estudantes e de suas famílias com relação as nossas práticas como educadores?O que faz sentido manter e o que mudar? É possível repensar o papel da escola e da sociedade na formação das novas geraçõ…

Estímulo à leitura através da produção literária

Dentre os ofícios do professor, encontra-se o de conduzir os alunos ao universo das artes; ao professor de língua portuguesa, cujo objeto de estudo é a palavra, abordar a arte literária é fundante, nesse intuito, os professores da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Lisboa, localizada no bairro da Cohab I, em Caruaru — Pernambucano promovem bimestralmente saraus literários com o foco no despertar da leitura e produção escrita de seus alunos. 



Anualmente, a escola realiza o Concurso de Redação Professora Fernanda Freitas (esse nome é homenagem póstuma a uma ex professora); o concurso elenca diversos gêneros textuais dentre literários e argumentativos; este ano, em sua quarta edição e com o tema “Pelos caminhos da leitura: descobertas do eu e do mundo” os alunos debruçar-se-ão nos gêneros: conto, crônica, dissertação-argumentativa, carta e/ou poesia.
Ademais do concurso, na manhã de premiação dos primeiros colocados em cada categoria, ocorre concomitantemente a publicação da An…