Nutrição e Saúde | O Alto consumo de alimentos prontos e suas consequências – por Jailson Cavalcante
O consumo frequente de alimentos comprados prontos pode ser prejudicial para a saúde. Isso porque a grande maioria deles possui em sua composição altas concentrações de sódio, açúcares, gorduras saturadas e substâncias químicas que melhoram e garantem o sabor, além de aumentarem o prazo de validade do alimento, contudo em sua maioria são prejudiciais à saúde. Assim, devido à quantidade de sódio, gordura e conservantes, as comidas prontas podem favorecer o ganho de peso, o aumento da pressão arterial e elevar o risco de problemas no coração e no intestino.
As comidas prontas, que podem ou não vir congeladas, podem ter vários impactos negativos na saúde, isso porque os alimentos que são utilizados no seu preparo na maioria das vezes perdem qualidade de nutrientes durante o processo de congelamento, além de que são adicionados conservantes e muito sal para garantir o sabor do alimento e aumentar o prazo de validade.
Assim, alguns dos principais riscos relacionados com o consumo a longo prazo de comidas prontas e congeladas são:
Ganho de peso
Quando se consome de forma frequente comidas prontas congeladas, é possível que exista aumento de peso e da quantidade de gordura corporal, isso porque a maioria dessas comidas tem grande quantidade de calorias.
Aumento da pressão arterial
O aumento da pressão arterial está normalmente relacionado com a grande quantidade de sódio presente nos alimentos e temperos prontos, principalmente nas lasanhas, pizzas, sopas em pó, macarrão instantâneo e temperos em cubo.
Aumento do colesterol
Além da grande quantidade de sódio, as comidas prontas também são ricas em gordura saturada, que é a principal responsável por aumentar o colesterol ruim e reduzir o colesterol bom.
Problemas intestinais
Devido ao alto teor de substâncias químicas, como conservantes, saborizantes, corantes e realçadores de sabor, o consumo frequente das comidas prontas também pode levar a problemas de saúde como irritação no estômago, câncer de cólon, dor de cabeça, formigamento, pedras nos rins, náuseas e redução da absorção de vitaminas no intestino.
Além disso, aditivos alimentares como o glutamato monossódico deixam o paladar viciado no sabor artificial da comida, o que causa o aumento do consumo desse tipo de produto.
Sempre que puder, priorize alimentos naturais, preparações feitas por você mesmo. Tem dificuldade para organizar sua rotina alimentar? Aposte em alimentos de preparações fáceis, procurem um profissional de Nutrição para que o ajude a montar um cardápio que se adeque à rotina. Além disso, é importante salientar que esses produtos, por todas as razões mencionadas acima não são recomendados para crianças, embora seja extremamente comum vê-las consumindo tais alimentos.
Comentários
Postar um comentário