Pular para o conteúdo principal

Nutrição e Saúde | A pressa geralmente é inimiga do emagrecimento saudável – por Jailson Cavalcante

Quando a pressa está acima da vontade de emagrecer com saúde, na maioria das vezes, as pessoas optam por dietas radicais que trazem resultados rápidos. E as variações destes tipos de regime não são poucas. Assim como as consequências que trazem para o organismo.



O maior malefício que as dietas muito restritivas trazem para o organismo, é a alteração do metabolismo. O corpo se adepta ao que a pessoa come. Se a pessoa restringe muito a alimentação, o metabolismo passa a ser mais lento. Passado o tempo da dieta, quando a pessoa voltar a se alimentar normalmente, o metabolismo vai estar mais lento e ela vai engordar com mais facilidade.

Perder Peso, Perda De Peso, Barriga, Perdendo Peso

Além da mudança no metabolismo, as dietas radicais promovem perda de massa muscular. Quando a pessoa perde 2 kg por semana, por exemplo, está eliminando massa muscular e água do corpo. É isso que causa diferença na balança rapidamente, pois a mobilização de gordura demora mais. 



As pessoas precisam se manter sempre alertas para os tipos de dietas que eliminam ou abominam determinado tipo de nutriente da alimentação, como o carboidrato, por exemplo. O carboidrato, assim como todo um conjunto de elementos, é fundamental para quem se exercita, pois evita que a pessoa emagreça, e fique flácida.



Sinal vermelho também para os medicamentos voltados para auxiliar no emagrecimento. Na verdade, esse tipo de medicamento só mascara o problema, pois quando o indivíduo cessa a ingestão desses remédios, a fome volta. Outro agravante para quem é adepto às dietas radicais e à ingestão irresponsável de tais medicamentos milagrosos, é o aumento do risco de problemas cardiovasculares.



O ideal é seguir uma dieta balanceada, que normalmente é em torno de 1300 a 1500 calorias diárias, com restrições adequadas (gordura, açúcar) e perder cerca de 500 gramas por semana. Assim haverá uma perda de peso constante e saudável, o ideal mesmo é sempre ter um acompanhamento com um nutricionista, para que seja realizado um plano alimentar respeitando as suas individualidades e suas necessidades energéticas, pois os números falados acima precisam ser estudados e não generalizados.



Quando não se tem um acompanhamento nutricional adequado, uma pessoa que decide seguir uma sequência de dietas radicais disponíveis em perfis de redes sociais ou em sites da internet, é possível que se apresentem além de problemas sérios no metabolismo, alguns problemas como desnutrição, anemia, dentre outras doenças que poderiam ter sido evitadas.



Emagrecer muito rápido, causa danos ao coração e às artérias. O aconselhável é sempre manter a calma, pois quando se traçam objetivos e com o devido acompanhamento médico e nutricional, a balança não será sua inimiga e gradativamente você conseguirá emagrecer de forma correta.




Jailson Cavalcante é nutricionista

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Casa dos Pobres São Francisco de Assis precisa de ajuda

Com a pandemia do novo coronavírus, a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru-PE, precisa de ajuda. A Casa, que atende a 77 idosos, está seguindo as recomendações das autoridades sobre a contaminação do vírus. Além da preocupação com a doença, já que todos os moradores do lugar fazem parte do grupo de risco, existe outra preocupação: a dos recursos financeiros para manter os trabalhos.

A instituição é privada e sobrevive de doações, mas sem a renda do estacionamento que funciona no local, as receitas da Casa têm diminuído. O estacionamento está fechado ao público desde a sexta-feira (20), de acordo com a orientação de evitar aglomerações e com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos moradores.
Entre os itens que a entidade mais necessita no momento, estão as fraldas descartáveis geriátricas. A Casa contabiliza o uso mensal de mais de 5 mil fraldas. O leite é outra necessidade dos moradores, que têm uma dieta em conformidade com a faixa etária.



Como ajudar? As doaç…

Artigo | Covid-19 e os rumos da educação brasileira - por Mário Disnard

Acredito que a experiência de 2020 será um marco decisivo na educação, visto que a pandemia do Covid-19 nos apresenta, mais do que nunca, a necessidade de repensar o papel social da educação para além do processo de escolarização. No Brasil medidas emergenciais foram tomadas para garantir o processo educativo, entre elas, o trabalho educacional remoto. No entanto, diante de tantos imprevistos, gestores, professores, estudantes e famílias encontraram-se num momento de muita pressão, com várias dúvidas e incertezas.

Diante da atual situação, os limites impostos têm nos apresentado possibilidades inegáveis de transformação, o que nos remete a uma série de questionamentos: há efetivamente uma preocupação com a qualidade social da aprendizagem? O que este período nos informa a respeito de nossos estudantes e de suas famílias com relação as nossas práticas como educadores?O que faz sentido manter e o que mudar? É possível repensar o papel da escola e da sociedade na formação das novas geraçõ…

Estímulo à leitura através da produção literária

Dentre os ofícios do professor, encontra-se o de conduzir os alunos ao universo das artes; ao professor de língua portuguesa, cujo objeto de estudo é a palavra, abordar a arte literária é fundante, nesse intuito, os professores da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Lisboa, localizada no bairro da Cohab I, em Caruaru — Pernambucano promovem bimestralmente saraus literários com o foco no despertar da leitura e produção escrita de seus alunos. 



Anualmente, a escola realiza o Concurso de Redação Professora Fernanda Freitas (esse nome é homenagem póstuma a uma ex professora); o concurso elenca diversos gêneros textuais dentre literários e argumentativos; este ano, em sua quarta edição e com o tema “Pelos caminhos da leitura: descobertas do eu e do mundo” os alunos debruçar-se-ão nos gêneros: conto, crônica, dissertação-argumentativa, carta e/ou poesia.
Ademais do concurso, na manhã de premiação dos primeiros colocados em cada categoria, ocorre concomitantemente a publicação da An…