A celulite, também conhecida como lipodistrofia ginóide, atinge 9 em cada 10 mulheres e é caracterizada pela presença de ondulações e furinhos na superfície da pele. As áreas mais atingidas são as coxas, quadris, glúteos e abdômen. É causada por uma conjunção de fatores, sendo os mais relevantes a predisposição genética, as questões hormonais, o excesso de peso, o sedentarismo e a alimentação inadequada. No que tange o fator da alimentação, seguem algumas dicas fáceis para evitar ou mesmo diminuir tal problema tão comum:
Beba água: o primeiro – e mais importante passo – é hidratar o organismo. Para isso, precisamos beber no mínimo 2 litros de água por dia. Assim, melhoramos a circulação e garantimos que o processo de eliminação das toxinas ocorra com eficiência.
Coma alimentos ricos em fibra: Pois, além de desintoxicar o organismo, o intestino é essencial na absorção dos nutrientes. Para mantê-lo saudável, além de muita água, inclua fibras na sua dieta.
Alimentos Detox: para auxiliar no processo de eliminação das toxinas, aposte em alimentos como o gengibre, o limão, a maçã e o chá verde.
Combate à inflamação: a inflamação sistêmica está diretamente relacionada à presença da celulite. Alimentos funcionais como o açafrão e o alho auxiliam nesse processo e, além de te ajudarem com os furinhos, contribuem na melhora da saúde como um todo.
Plano alimentar individualizado: Seja para combater a celulite, perder peso ou simplesmente melhorar a saúde, toda e qualquer dieta deve ser 100% personalizada. Dietas “de gaveta”, que não levam em conta o histórico, as características individuais e hábitos de vida dos pacientes, estão totalmente fadadas ao fracasso. Somente um bom nutricionista, após uma anamnese detalhada, exame físico – e em alguns casos, após exames laboratoriais complementares – poderá definir qual o melhor caminho a seguir em sua alimentação.
Corra das dietas da moda, dos planos alimentares muito restritivos e engessados e, sobretudo, não acredite em tudo que você lê online. O conteúdo informativo nunca deve substituir a consulta a um profissional especializado.
Interdisciplinaridade de atitudes saudáveis: Se você seguir um plano alimentar individualizado e tomar nota de todas as dicas anteriores, já sentirá uma melhora em todos os aspectos de sua saúde, inclusive na questão das celulites, pois a alimentação adequada é capaz de melhorar muito o aspecto dos furinhos, mas esse resultado pode ser potencializado por ações simples, como:
– Fazer atividade física: praticar um esporte ou ir à academia pelo menos 3 vezes por semana elimina gordurinhas e estimula a circulação, ajudando muito no combate à celulite.
– Cortar hábitos como o cigarro e o álcool: o consumo frequente de tabaco e bebidas alcoólicas prejudica a saúde como um todo, e o aspecto da pele não é exceção.
– Fazer drenagem linfática manual: para quem retém muito líquido, a drenagem linfática pode ser um santo remédio para a celulite.
Todas essas atitudes acima envolvem diversos profissionais da saúde qualificados que poderão o ajudar a não apenas melhorar os aspectos da sua pele e eliminar a celulite, mas também o ajudarão a ter melhor qualidade de vida, e nos dias que vivemos, percebe-se que isso é o que de fato importa. Valorize todos os profissionais da saúde.
Comentários
Postar um comentário