Você sabe o que significa de fato a palavra "pandemia?".
Este termo se refere a uma epidemia que ocorre em uma área muito ampla, cruzando fronteiras internacionais e, geralmente afetando um grande número de pessoas. Mas, e o que tem a ver com o trabalho coletivo, que é o assunto da nossa coluna?.
Siga a leitura que eu te conto!
Em momentos como este de crise pensar e agir coletivamente nem sempre é o primeiro pensamento das pessoas. Afinal, o que vai ser da minha vida? Do meu trabalho?. Passado um primeiro momento de pensar em si mesmo e na vida ao seu redor, pode vir a preocupação com o próximo: como esta pandemia está afetando os outros? Eu posso ajudar de alguma forma? E é aí que o senso do trabalho coletivo, para muitos aflora!
Não é preciso fazer grandes doações ou outros atos que possam lhe fazer falta posteriormente. Agir com prudência e de acordo com a sua possibilidade é bem mais assertivo neste momento.
E as formas de ajudar aos outros são várias: divulgando aquelas pessoas ou instituições que estão arrecadando alimentos para distribuir refeições aos vulneráveis ou contribuir com pequenas doações como puder, depois oferecer ajuda a outras pessoas/ambulantes/empresas com o que vc faz de melhor, sem cobrar por isso, reunir empresas do seu segmento para pensar em soluções que auxilie todos, enfim um bom comunicador que leve a informação de forma relevante neste momento a população. Grave vídeos, informativos para alcançar com o tema que você domina.
Pense nessas e outras formas ou possibilidades e veja que ajudar o outro pode ser bem mais fácil do que você imagina. VAMOS VENCER JUNTOS!
Mário Disnard é professor, com graduação em História e Gestão em Recursos Humanos. Possui pós-graduação em Gestão do Capital Intelectual e Coordenação Pedagógica. Foi Articulador da EJA da Prefeitura Municipal de Caruaru. Tem experiência na área de Administração. Foi coordenador do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos biênio 2014/2016, Foi vice-presidente dos Conselhos Municipais de Assistência Social e Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru. Participou da Construção do Plano Municipal de Educação de Caruaru. Pesquisador em EJA com publicações Nacionais e Internacionais. Em 2020 lançará o livro com a mesma temática do trabalho apresentado em Portugal pela editora Appris.
Comentários
Postar um comentário