Pular para o conteúdo principal

Por Dentro do Polo | Cuidado com a críticas - por Jorge Xavier

O poder da vida e da morte está na língua, e quem bem a utiliza comerá do seu fruto. Provérbios 18:21
É importante termos cuidado com aquilo que falamos, principalmente com o que críticamos. Muitas vezes as críticas matam, sonhos e projetos, mas é interessante saber de onde ou de quem vem a crítica, pois aquele que se dispõe a criticar, geralmente não faz nada.

Criticar é uma maneira desonesta de se auto elogiar, quando alguém fala mal do outro, está buscando uma forma de auto promoção. (JB Carvalho).


Você já reparou que, exitem pessoas que são tão acostumadas a criticar que isso já se tornou um hábito na vida delas.




Precisamos primeiro cuidar dos pensamentos, pois eles se tornam palavras e em seguida ações, se você só pensa de forma negativa, vai falar palavras negativas, como consequência as atitudes serão negativas.

Há àqueles que, usam polêmicas, para ganhar status de paladino da justiça, da honra e da ética, ou seja, eu falo mal ou aponto o erro para mostrar minha ética e santidade. Mas tal atitude é como cuspir contra o vento.

Os críticos de plantão não precisam ser dotados de inteligência, muitos estão apenas expressando suas dores, frustrações e inveja, pois muitas das vezes por não atingir um objetivo, alimentam o sentimento de inveja e com isso, começam a falar mal do outro, nutrindo o mau humor e amargura. O que podemos ver é que, todos esses sentimentos ruins, estão intricicamente ligados e é fundamental combate-los para viver em paz.

Por isso nutrir uma vida pautada nos princípios bíblicos é fundamental para uma mente sadia, alimentada de bons pensamentos, cheia de palavras de benção, o Apóstolo Paulo disse: Pensai nas coisas do alto. (Colossenses 3.2)

Romanos 12: 2. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Renovando a nossa mente, transformando-a, experimentando uma metanoia poderemos viver aquilo que Deus tem pra nós, e essa transformação precisa ser diária. Assim vivamos uma vida de paz, alegria, prosperidade e felicidade. Dê valor a vida, desfrute do que Deus quer lhe dar. Mas, e se vier pensamentos negativos? Faça o processo da substituição, acredite, comigo funciona sempre.  Experimente isso e viva a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Eu não posso impedir que os pássaros voem sobre a minha cabeça, mas posso impedi-los de fazer ninhos. (Martinho Lutero).




Jorge Xavier é estudante de Gestão Comercial

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Casa dos Pobres São Francisco de Assis precisa de ajuda

Com a pandemia do novo coronavírus, a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru-PE, precisa de ajuda. A Casa, que atende a 77 idosos, está seguindo as recomendações das autoridades sobre a contaminação do vírus. Além da preocupação com a doença, já que todos os moradores do lugar fazem parte do grupo de risco, existe outra preocupação: a dos recursos financeiros para manter os trabalhos.

A instituição é privada e sobrevive de doações, mas sem a renda do estacionamento que funciona no local, as receitas da Casa têm diminuído. O estacionamento está fechado ao público desde a sexta-feira (20), de acordo com a orientação de evitar aglomerações e com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos moradores.
Entre os itens que a entidade mais necessita no momento, estão as fraldas descartáveis geriátricas. A Casa contabiliza o uso mensal de mais de 5 mil fraldas. O leite é outra necessidade dos moradores, que têm uma dieta em conformidade com a faixa etária.



Como ajudar? As doaç…

Artigo | Covid-19 e os rumos da educação brasileira - por Mário Disnard

Acredito que a experiência de 2020 será um marco decisivo na educação, visto que a pandemia do Covid-19 nos apresenta, mais do que nunca, a necessidade de repensar o papel social da educação para além do processo de escolarização. No Brasil medidas emergenciais foram tomadas para garantir o processo educativo, entre elas, o trabalho educacional remoto. No entanto, diante de tantos imprevistos, gestores, professores, estudantes e famílias encontraram-se num momento de muita pressão, com várias dúvidas e incertezas.

Diante da atual situação, os limites impostos têm nos apresentado possibilidades inegáveis de transformação, o que nos remete a uma série de questionamentos: há efetivamente uma preocupação com a qualidade social da aprendizagem? O que este período nos informa a respeito de nossos estudantes e de suas famílias com relação as nossas práticas como educadores?O que faz sentido manter e o que mudar? É possível repensar o papel da escola e da sociedade na formação das novas geraçõ…

Estímulo à leitura através da produção literária

Dentre os ofícios do professor, encontra-se o de conduzir os alunos ao universo das artes; ao professor de língua portuguesa, cujo objeto de estudo é a palavra, abordar a arte literária é fundante, nesse intuito, os professores da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Lisboa, localizada no bairro da Cohab I, em Caruaru — Pernambucano promovem bimestralmente saraus literários com o foco no despertar da leitura e produção escrita de seus alunos. 



Anualmente, a escola realiza o Concurso de Redação Professora Fernanda Freitas (esse nome é homenagem póstuma a uma ex professora); o concurso elenca diversos gêneros textuais dentre literários e argumentativos; este ano, em sua quarta edição e com o tema “Pelos caminhos da leitura: descobertas do eu e do mundo” os alunos debruçar-se-ão nos gêneros: conto, crônica, dissertação-argumentativa, carta e/ou poesia.
Ademais do concurso, na manhã de premiação dos primeiros colocados em cada categoria, ocorre concomitantemente a publicação da An…