Pular para o conteúdo principal

Política em movimento | Pessoas, Lugares e Circunstâncias, parte 3 (circunstâncias) - por André Santos


Hoje completamos nossa série aqui na coluna sobre coisas que atrapalham a eficiência na gestão pública e que muitas vezes paralisam nossos agentes públicos que preferem o caminho mais fácil (que é o de dar desculpa) a tomar medidas alternativas que vençam os problemas.

Temos o exemplo dos governadores do nordeste que, sabendo da importância da reforma da previdência, foram até os 45 do segundo tempo dizendo que não era importante, mas quando a reforma já está quase no seu ápice eles resolveram aderir e pedir que Estados e Municípios fossem incluídos! Uma atitude totalmente mesquinha e feita com o fígado, ao invés de se fazer um pacto acima das ideologias e em busca de um resultado melhor.



É preciso buscar eficiência em vez de inadimplência. Vemos gestores sempre gastando mais do que deveriam, sendo sempre reprovados nos Tribunais de Contas respectivos, porque muito se deixa levar pelas circunstâncias de querer fazer algo pra ganhar uma eleição do que ser sustentável nas contas. É fundamental fazer uma gestão enxuta onde melhor resultado será o equilíbrio dos orçamentos do que algo que lá na frente será preciso novas reformas.

Por isso bons gestores são os que pensam nas próximas eleições e não nas próximas eleições.

Uma gestão supera os problemas buscando eficiência na maneira do trato com a política acima dos governos e das ideologias, o desafio do poder público é vencer o seu próprio controle e viver a liberdade para crescer.


“O homem pode ser livre à medida que o governo tenha limites; quando cresce o governo, diminui a liberdade.” Ronald Reagan



André Santos é pós-graduado em Gestão Pública

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa dos Pobres São Francisco de Assis precisa de ajuda

Com a pandemia do novo coronavírus, a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru-PE, precisa de ajuda. A Casa, que atende a 77 idosos, está seguindo as recomendações das autoridades sobre a contaminação do vírus. Além da preocupação com a doença, já que todos os moradores do lugar fazem parte do grupo de risco, existe outra preocupação: a dos recursos financeiros para manter os trabalhos.

A instituição é privada e sobrevive de doações, mas sem a renda do estacionamento que funciona no local, as receitas da Casa têm diminuído. O estacionamento está fechado ao público desde a sexta-feira (20), de acordo com a orientação de evitar aglomerações e com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos moradores.
Entre os itens que a entidade mais necessita no momento, estão as fraldas descartáveis geriátricas. A Casa contabiliza o uso mensal de mais de 5 mil fraldas. O leite é outra necessidade dos moradores, que têm uma dieta em conformidade com a faixa etária.



Como ajudar? As doaç…

Artigo | Covid-19 e os rumos da educação brasileira - por Mário Disnard

Acredito que a experiência de 2020 será um marco decisivo na educação, visto que a pandemia do Covid-19 nos apresenta, mais do que nunca, a necessidade de repensar o papel social da educação para além do processo de escolarização. No Brasil medidas emergenciais foram tomadas para garantir o processo educativo, entre elas, o trabalho educacional remoto. No entanto, diante de tantos imprevistos, gestores, professores, estudantes e famílias encontraram-se num momento de muita pressão, com várias dúvidas e incertezas.

Diante da atual situação, os limites impostos têm nos apresentado possibilidades inegáveis de transformação, o que nos remete a uma série de questionamentos: há efetivamente uma preocupação com a qualidade social da aprendizagem? O que este período nos informa a respeito de nossos estudantes e de suas famílias com relação as nossas práticas como educadores?O que faz sentido manter e o que mudar? É possível repensar o papel da escola e da sociedade na formação das novas geraçõ…

Igreja Batista Pinheirópolis realiza III Culto Cívico

No próximo dia 01º de setembro, a partir das 18h, a Igreja Batista Pinheirópolis, em Caruaru, vai realizar um culto cívico alusivo à Semana da Pátria.
Na ocasião, haverá a presença de oficiais militares e paramilitares de Caruaru. A comunidade religiosa emitiu convites extensivos ao Exército (representado pelo Tiro de Guerra), além de órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil. Ademais, também serão rendidas graças pelo Dia do Soldado, que foi em 25 de agosto, e o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro.

O pastor Philip Daniel Warkentien, líder da IB Pinheirópolis, afirma que os convites já foram entregues às autoridades municipais. “Esperamos no Senhor que seja mais um Culto Cívico, que estará lotando a casa do Senhor nosso Deus e dedicando a Ele, que é o único digno de toda Honra, Glória e Louvor”, declara.

O mensageiro oficial da Palavra de Deus naquela ocasião será o coronel da Polícia Militar de Pernambuco Lenildo Maurício, que também é pastor ba…