Pular para o conteúdo principal

Inovação e fé | Follow me - por Eduardo Freire

Olá amigos, que bom estarmos juntos mais uma vez, espero que as últimas postagens tenham tocado os seus corações, gerando uma reflexão natural sobre a vida e seus relacionamentos.

Nosso objetivo é pensar junto, na interação entre inovação e fé, identidade e escolhas. Hoje quero compartilhar com vocês, um fato ocorrido em Denver - Colorado - EUA, onde devido um acidente de trânsito em uma das principais vias de acesso ao aeroporto da cidade, diversos motoristas decidiram consultar um aplicativo – GPS, e buscar uma rota alternativa com o objetivo de agilizar esse acesso, sendo assim o aplicativo direcionou os motoristas há um novo caminho, um pequeno desvio que resultaria numa redução do tempo de viagem pela metade, pois, desviando-se da avenida principal seguiriam viagem com mais tranquilidade.



Sendo que, os motoristas ao trilharem pelo novo “atalho” foram pegos de surpresas, encontraram uma estrada repleta de lama, devido a chuvas recentes, levando assim vários e vários carros a atolarem. “O que pareciam solução, virou confusão, o que seria otimização, virou embaraço”. Uma história real, com atores reais, vivendo escolhas reais.

Confesso que quando li esta notícia, inevitavelmente fiz paralelo com várias áreas da vida humana. Homens e mulheres fugindo de “acidentes” que possam atrasar a caminhada da vida, homens e mulheres que desejam chegar a seus objetivos, isso é maravilhoso, o que preocupa é que em casos de contratempos, adversidades, situações não planejadas, surpresas antes das surpresas, possamos buscar orientação correta, este é o segredo de uma vida bem-sucedida, buscar a orientação adequada.

O aplicativo que antes com certeza livrou tantas pessoas do aperto, desta vez levou várias pessoas para o aperto. Talvez o método que deu certo ontem não serve para hoje.

Chega um momento em nossas vidas que não adianta mudar a rota, mudar o destino, mas apenas esperar as coisas voltarem à ordem natural. Mover-se parece sábio desde que seja na direção correta, esperar parece sábio desde que o você espere seja real e não uma ilusão. Afirmo que o discernimento trará a todos nós, a sensibilidade e sabedoria de mover-se na hora de se mover e esperar na hora de esperar. Existe um tempo certo para todas as coisas.

Expandindo um pouco mais, na nossa vida com Deus não pode haver atalhos, a bíblia afirma que Jesus é o único caminho a Deus (João 14-6), mesmo que diante de nossos olhos surjam alguns acidentes, lutas, dificuldades, e mexam com nossa rotina, nosso planejamento, mesmo nesta situação, não podemos mudar a rota. Buscar atalhos e tentar encurtar processos não é nossa atividade de crença, os processos são naturais e fazem parte do amadurecimento. Não dá para fugir das adversidades, precisamos confiar e enfrentá-las. Se a caminhada parecer conturbada e sem expectativa, a Bíblia será luz para este caminho, e lâmpada para os pés, Salmos 119-105.

Como na história, os que mudam a rota sem o direcionamento adequado acabam na lama, atolados num sonho de resolução, e o que parecia ser prático, fácil, simples, se torna sujo, confuso e tardio.

Não fuja do trajeto que Deus planejou para você, não siga atalhos, não fuja para rotas alternativas, confie, espere, a tempestade vai passar, as trevas não resistirão, a luz brilhará e o destino será alcançado em tempo oportuno.

“Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.
Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros”.
Provérbios 4:25,26

“Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua.  Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito”. 
Provérbios 16:1,2

“Quando os caminhos de um homem são agradáveis ao Senhor, ele faz que até os seus inimigos vivam em paz com ele.”
Provérbios 16:7



Eduardo Freire é publicitário, pós-graduado em Marketing Corporativo, e pastor sênior da Igreja Com Propósito em Caruaru-PE

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Casa dos Pobres São Francisco de Assis precisa de ajuda

Com a pandemia do novo coronavírus, a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru-PE, precisa de ajuda. A Casa, que atende a 77 idosos, está seguindo as recomendações das autoridades sobre a contaminação do vírus. Além da preocupação com a doença, já que todos os moradores do lugar fazem parte do grupo de risco, existe outra preocupação: a dos recursos financeiros para manter os trabalhos.

A instituição é privada e sobrevive de doações, mas sem a renda do estacionamento que funciona no local, as receitas da Casa têm diminuído. O estacionamento está fechado ao público desde a sexta-feira (20), de acordo com a orientação de evitar aglomerações e com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos moradores.
Entre os itens que a entidade mais necessita no momento, estão as fraldas descartáveis geriátricas. A Casa contabiliza o uso mensal de mais de 5 mil fraldas. O leite é outra necessidade dos moradores, que têm uma dieta em conformidade com a faixa etária.



Como ajudar? As doaç…

Artigo | Covid-19 e os rumos da educação brasileira - por Mário Disnard

Acredito que a experiência de 2020 será um marco decisivo na educação, visto que a pandemia do Covid-19 nos apresenta, mais do que nunca, a necessidade de repensar o papel social da educação para além do processo de escolarização. No Brasil medidas emergenciais foram tomadas para garantir o processo educativo, entre elas, o trabalho educacional remoto. No entanto, diante de tantos imprevistos, gestores, professores, estudantes e famílias encontraram-se num momento de muita pressão, com várias dúvidas e incertezas.

Diante da atual situação, os limites impostos têm nos apresentado possibilidades inegáveis de transformação, o que nos remete a uma série de questionamentos: há efetivamente uma preocupação com a qualidade social da aprendizagem? O que este período nos informa a respeito de nossos estudantes e de suas famílias com relação as nossas práticas como educadores?O que faz sentido manter e o que mudar? É possível repensar o papel da escola e da sociedade na formação das novas geraçõ…

Estímulo à leitura através da produção literária

Dentre os ofícios do professor, encontra-se o de conduzir os alunos ao universo das artes; ao professor de língua portuguesa, cujo objeto de estudo é a palavra, abordar a arte literária é fundante, nesse intuito, os professores da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Lisboa, localizada no bairro da Cohab I, em Caruaru — Pernambucano promovem bimestralmente saraus literários com o foco no despertar da leitura e produção escrita de seus alunos. 



Anualmente, a escola realiza o Concurso de Redação Professora Fernanda Freitas (esse nome é homenagem póstuma a uma ex professora); o concurso elenca diversos gêneros textuais dentre literários e argumentativos; este ano, em sua quarta edição e com o tema “Pelos caminhos da leitura: descobertas do eu e do mundo” os alunos debruçar-se-ão nos gêneros: conto, crônica, dissertação-argumentativa, carta e/ou poesia.
Ademais do concurso, na manhã de premiação dos primeiros colocados em cada categoria, ocorre concomitantemente a publicação da An…