Pular para o conteúdo principal

Crônicas e poesias | Conduta - por Nelson Lima

Acho que não há nada mais indicativo de que se a pessoa é o que diz ser, quando a vemos pela sua conduta. Pois é no dia a dia que nossos procedimentos mostram quem somos. Aquele(a) que é cristão nem sempre é do mesmo jeito quando está fora do meio religioso. Aquele(a) que é esportista e que se benze ao entrar no campo ou sempre aponta para os céus quando faz um gol, fora desse convívio é um desastre no caráter.


Mas enfim rezam os dicionários que Conduta é:
ü  Comportamento
Modo de agir para com a sociedade em geral.
Houve uma mudança de conduta da parte do jovem ao ser confirmado como autor do crime. Ele, que era uma pessoa calma, passou a se comportar com extrema rebeldia.
ü  Maneira de alguém se conduzir, se comportar; procedimento, comportamento.
Aluno de conduta exemplar.
Parece que está fora de moda uma pessoa ser de boa Conduta, nos dias de hoje. Parece ser “cafona”, “antiquada”, “desatualizada”. Sentem vergonha, sei lá.
Se a gente for masculinizar essa palavra temos, Conduto. Palavra muito usada no estudo da Física e que significa o meio por onde passa um fluido. Esse meio pode ser um tubo ou um cano por exemplo. Mas como ser humano temos sido Conduto de quê?
Gostaria de parafrasear uma passagem Bíblica que tem a ver com o assunto, está em Filipenses 4.8:
“Finalmente humanos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é puro, tudo o que amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe a vossa Conduta.”
Termino citando uma estrofe do poeta Raudênio Lima.
Eu sou mesmo um casca grossa
meu verso eu trago do mato
do terreiro da palhoça
das pedrinhas do regato,
sou da mesma comitiva
de pedrosa e patativa,
nunca mudei a conduta
meu verso tem o sabor
da decência e do valor
da nossa gente matuta.



Nelson Lima é teatrólogo e poeta

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Casa dos Pobres São Francisco de Assis precisa de ajuda

Com a pandemia do novo coronavírus, a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru-PE, precisa de ajuda. A Casa, que atende a 77 idosos, está seguindo as recomendações das autoridades sobre a contaminação do vírus. Além da preocupação com a doença, já que todos os moradores do lugar fazem parte do grupo de risco, existe outra preocupação: a dos recursos financeiros para manter os trabalhos. A instituição é privada e sobrevive de doações, mas sem a renda do estacionamento que funciona no local, as receitas da Casa têm diminuído. O estacionamento está fechado ao público desde a sexta-feira (20), de acordo com a orientação de evitar aglomerações e com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos moradores. Entre os itens que a entidade mais necessita no momento, estão as fraldas descartáveis geriátricas. A Casa contabiliza o uso mensal de mais de 5 mil fraldas. O leite é outra necessidade dos moradores, que têm uma dieta em conformidade com a faixa etária.

Artigo | Covid-19 e os rumos da educação brasileira - por Mário Disnard

Acredito que a experiência de 2020 será um marco decisivo na educação, visto que a pandemia do Covid-19 nos apresenta, mais do que nunca, a necessidade de repensar o papel social da educação para além do processo de escolarização. No Brasil medidas emergenciais foram tomadas para garantir o processo educativo, entre elas, o trabalho educacional remoto. No entanto, diante de tantos imprevistos, gestores, professores, estudantes e famílias encontraram-se num momento de muita pressão, com várias dúvidas e incertezas. Diante da atual situação, os limites impostos têm nos apresentado possibilidades inegáveis de transformação, o que nos remete a uma série de questionamentos: há efetivamente uma preocupação com a qualidade social da aprendizagem? O que este período nos informa a respeito de nossos estudantes e de suas famílias com relação as nossas práticas como educadores?   O que faz sentido manter e o que mudar? É possível repensar o papel da escola e da sociedade na formação das novas

Baixe aqui o livro - Passos para o Reavivamento Pessoal

Clique aqui para baixar a versão PDF.