Pular para o conteúdo principal

Qual sua prioridade? – por Estêvão Soares


Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6.33

A Revista VocêRH de fevereiro/março de 2019 apresenta na sua capa um título que me chamou muito atenção, “causa mortis: trabalho”. Talvez esse assunto não seja novidade para alguns, mas cada diz mais o brasileiro parece ser desafiado por essa causa. Veja que a pesquisa realizada em 2015 pela Isma Brasil (International Stress Management Association) constatou que 72% das pessoas estavam insatisfeitas com o trabalho, sendo geralmente a insatisfação resultado da falta de reconhecimento, excesso de tarefas e problemas de relacionamento.




A pós-modernidade têm um papel muito grande no que tange ao comportamento do trabalhador, especialmente da meninada que está começando agora. Sabe, essa nova geração cresceu em uma época de inversão de papéis, inversão de valores, quebra de paradigmas e busca pela autossatisfação acima de tudo.

Lógico que identificamos também lampejos de clareza ou vocação para servir, mas sem querer generalizar vivemos um mundo onde cada ser humano tem travado diariamente uma luta por si, por sua sobrevivência, por sua felicidade, por suas realizações. A questão é que nessa luta diária em ser vencedor o homem tem invertido os papéis, e administrado mal sua vida quanto as suas prioridades.

O texto sagrado nas palavras de Jesus apresentadas pelo evangelista Mateus deixa bem claro que há uma ordem nas coisas, como diz meu amigo Jenérson Alves, “antes que houvesse luz, houve cruz”, antes do trabalho, antes do “eu”, antes da igreja, antes da família, antes de tudo, está a essência de tudo, o criador de todas as coisas, está o princípio e fim, está Deus El-Shaday. Assim, nossa vida não pode ser dissociada da fé no trabalho. Nossas práticas não podem ser santas ou profanas. Nosso evangelho não pode ser aprisionado nas paredes de uma construção.

O grande desafio nosso é entender assim como Maria que só uma coisa é essencial, que só uma pessoa deve ocupar o primeiro lugar em nossa vida (cf. LC 10 38-42). Não há espaço para idolatria das coisas ou do “eu”, existe uma ordem apresentada por Jesus, existe uma ordem de prioridades, senão, alguma coisa vai dá errado.  

Vejamos, apresentei o título da VocêRH no início deste texto como amostra do que a inversão de prioridades pode causar na vida do ser humano, vejamos as causas da infelicidade no trabalho apresentada pela Pesquisa da Isma, as pessoas tem desenvolvido ao longo de suas vidas doenças físicas e emocionais que são resultado da falta de reconhecimento, excesso de trabalho e problemas de relacionamento.

Sabe o que isso nos mostra, nossa fé não pode estar longe da nossa escrivaninha, do nosso laptop, ou da nossa vassoura. Nossa fé não pode ser abandonada e trocada pelo reconhecimento humano, pela satisfação, pelo elogio, ou pelo simples aumento de salário. Não podemos esquecer que Deus nos conhece desde o ventre de nossa mãe. Não podemos esquecer o futuro maravilhoso que Deus tem preparado para nós.

Na verdade, o trabalho tem sido a causa mortis de muita gente porque ele tem ocupado um lugar nas prioridades do homem pós-moderno que não é d’Ele. Avalie suas prioridades, qual o lugar de Deus, da sua família, da igreja, do trabalho e do seu “eu” na sua lista. Não se surpreenda com o seu trabalho tentando lhe assassinar, Jesus prometeu vida verdadeira e abundante, apenas, coloque cada sua lista de prioridades de acordo com o desejo do seu Pai.




Estêvão Soares é bacharel em Administração de Empresas. Escreve em ConTexto aos sábados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa dos Pobres São Francisco de Assis precisa de ajuda

Com a pandemia do novo coronavírus, a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru-PE, precisa de ajuda. A Casa, que atende a 77 idosos, está seguindo as recomendações das autoridades sobre a contaminação do vírus. Além da preocupação com a doença, já que todos os moradores do lugar fazem parte do grupo de risco, existe outra preocupação: a dos recursos financeiros para manter os trabalhos.

A instituição é privada e sobrevive de doações, mas sem a renda do estacionamento que funciona no local, as receitas da Casa têm diminuído. O estacionamento está fechado ao público desde a sexta-feira (20), de acordo com a orientação de evitar aglomerações e com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos moradores.
Entre os itens que a entidade mais necessita no momento, estão as fraldas descartáveis geriátricas. A Casa contabiliza o uso mensal de mais de 5 mil fraldas. O leite é outra necessidade dos moradores, que têm uma dieta em conformidade com a faixa etária.



Como ajudar? As doaç…

Artigo | Covid-19 e os rumos da educação brasileira - por Mário Disnard

Acredito que a experiência de 2020 será um marco decisivo na educação, visto que a pandemia do Covid-19 nos apresenta, mais do que nunca, a necessidade de repensar o papel social da educação para além do processo de escolarização. No Brasil medidas emergenciais foram tomadas para garantir o processo educativo, entre elas, o trabalho educacional remoto. No entanto, diante de tantos imprevistos, gestores, professores, estudantes e famílias encontraram-se num momento de muita pressão, com várias dúvidas e incertezas.

Diante da atual situação, os limites impostos têm nos apresentado possibilidades inegáveis de transformação, o que nos remete a uma série de questionamentos: há efetivamente uma preocupação com a qualidade social da aprendizagem? O que este período nos informa a respeito de nossos estudantes e de suas famílias com relação as nossas práticas como educadores?O que faz sentido manter e o que mudar? É possível repensar o papel da escola e da sociedade na formação das novas geraçõ…

Igreja Batista Pinheirópolis realiza III Culto Cívico

No próximo dia 01º de setembro, a partir das 18h, a Igreja Batista Pinheirópolis, em Caruaru, vai realizar um culto cívico alusivo à Semana da Pátria.
Na ocasião, haverá a presença de oficiais militares e paramilitares de Caruaru. A comunidade religiosa emitiu convites extensivos ao Exército (representado pelo Tiro de Guerra), além de órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil. Ademais, também serão rendidas graças pelo Dia do Soldado, que foi em 25 de agosto, e o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro.

O pastor Philip Daniel Warkentien, líder da IB Pinheirópolis, afirma que os convites já foram entregues às autoridades municipais. “Esperamos no Senhor que seja mais um Culto Cívico, que estará lotando a casa do Senhor nosso Deus e dedicando a Ele, que é o único digno de toda Honra, Glória e Louvor”, declara.

O mensageiro oficial da Palavra de Deus naquela ocasião será o coronel da Polícia Militar de Pernambuco Lenildo Maurício, que também é pastor ba…