Pular para o conteúdo principal

Projetos de cuidado ambiental beneficiam famílias sertanejas

Já viu uma casa construída com integração de tecnologias sociais, como acesso a cadeirante, reutilização de água, cisterna com capacidade para 16 mil litros e um biodigestor que produz gás a partir de fezes suínas e bovinas? Chamada de Casa Ecodignidade, a moradia faz parte de um projeto que está beneficiando famílias no semiárido de Pernambuco e tem seus detalhes mostrados na série Boas Práticas no Sertão.

Apresentada em sete episódios, a série exibe em vídeos iniciativas de agricultura familiar, cultivo orgânico, energia sustentável, reutilização de água, reflorestamento e outras ações de cuidado ambiental. Os projetos estão em desenvolvimento em dois estados do nordeste, Paraíba e Pernambuco, e são promovidos por igrejas e entidades de inspiração cristã.

Sacola reutilizável é apresentada no projeto Pão Nosso de Cada Dia


Em um dos vídeos da série, John Philip Medcraft, pastor da Igreja Ação Evangélica, conta como uma área sem fonte de água permanente e com mata parcialmente destruída se transformou em uma reserva de preservação da caatinga, cheia de animais, reconhecida pelo Ibama. Localizada em São Mamede, no interior da Paraíba, a reserva recebe com frequência a visita de pesquisadores, alunos da rede escolar municipal e outras pessoas que desejam apreciar a beleza da caatinga.

Ainda no interior da Paraíba, em Imaculada, o projeto Pão Nosso de Cada Dia distribui pães para famílias de baixa renda e usa sacolas retornáveis para diminuir a quantidade de plástico descartada no meio ambiente. No Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora. Apesar de sua praticidade, o consumo excessivo de sacolas plásticas é um dos maiores vilões do meio ambiente, devido seu alto custo ambiental.

Em Pernambuco, na comunidade São José do Egito, a casa da dona Maria de Fátima e do seu José Adalberto chama a atenção dos vizinhos, que colocaram na moradia o apelido de “A casa do mato”. Além de conservar a vegetação nativa ao redor da casa, a família cria em sua propriedade de menos 0,5 hectares cabras e galinhas e cultiva uma variedade de plantas sem o uso de agrotóxicos. A família recebe apoio e incentivo da ONG Diaconia.

A série Boas Práticas no Sertão exibe essas e outras iniciativas que tem como objetivo cuidar do meio ambiente, fazer uso responsável dos recursos naturais e melhorar a qualidade de vida de famílias e comunidades. A série faz parte da Campanha Renovar Nosso Mundo, um movimento global de inspiração cristã em busca de um mundo transformado e justo. Seis episódios da série já estão disponíveis no Youtube [link: goo.gl/sFCGpQ].


O pastor John Philip Medcraft traz informações ambientais
Renovar Nosso Mundo: Um movimento por um mundo mais justo e solidário
A campanha Renovar o Nosso Mundo é um movimento global de inspiração cristã que anseiam por ver o mundo de Deus renovado. A filosofia da campanha baseia-se no princípio que a intenção de Deus para o mundo é que ninguém passe fome e sede ou viva oprimido, que o mundo criado por Deus é mais do que suficiente para sustentar toda a criação, e que a criação de Deus é uma dádiva, da qual é preciso cuidar e proteger. A campanha visa ainda sensibilizar e mobilizar igrejas para ações de cuidado ambiental e da chamada “economia restaurativa” – uma economia baseada nos princípios de justiça e sustentabilidade.

Saiba mais sobre a Campanha Renovar Nosso Mundo: goo.gl/jMoHFv

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Casa dos Pobres São Francisco de Assis precisa de ajuda

Com a pandemia do novo coronavírus, a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru-PE, precisa de ajuda. A Casa, que atende a 77 idosos, está seguindo as recomendações das autoridades sobre a contaminação do vírus. Além da preocupação com a doença, já que todos os moradores do lugar fazem parte do grupo de risco, existe outra preocupação: a dos recursos financeiros para manter os trabalhos.

A instituição é privada e sobrevive de doações, mas sem a renda do estacionamento que funciona no local, as receitas da Casa têm diminuído. O estacionamento está fechado ao público desde a sexta-feira (20), de acordo com a orientação de evitar aglomerações e com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos moradores.
Entre os itens que a entidade mais necessita no momento, estão as fraldas descartáveis geriátricas. A Casa contabiliza o uso mensal de mais de 5 mil fraldas. O leite é outra necessidade dos moradores, que têm uma dieta em conformidade com a faixa etária.



Como ajudar? As doaç…

Artigo | Covid-19 e os rumos da educação brasileira - por Mário Disnard

Acredito que a experiência de 2020 será um marco decisivo na educação, visto que a pandemia do Covid-19 nos apresenta, mais do que nunca, a necessidade de repensar o papel social da educação para além do processo de escolarização. No Brasil medidas emergenciais foram tomadas para garantir o processo educativo, entre elas, o trabalho educacional remoto. No entanto, diante de tantos imprevistos, gestores, professores, estudantes e famílias encontraram-se num momento de muita pressão, com várias dúvidas e incertezas.

Diante da atual situação, os limites impostos têm nos apresentado possibilidades inegáveis de transformação, o que nos remete a uma série de questionamentos: há efetivamente uma preocupação com a qualidade social da aprendizagem? O que este período nos informa a respeito de nossos estudantes e de suas famílias com relação as nossas práticas como educadores?O que faz sentido manter e o que mudar? É possível repensar o papel da escola e da sociedade na formação das novas geraçõ…

Estímulo à leitura através da produção literária

Dentre os ofícios do professor, encontra-se o de conduzir os alunos ao universo das artes; ao professor de língua portuguesa, cujo objeto de estudo é a palavra, abordar a arte literária é fundante, nesse intuito, os professores da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Lisboa, localizada no bairro da Cohab I, em Caruaru — Pernambucano promovem bimestralmente saraus literários com o foco no despertar da leitura e produção escrita de seus alunos. 



Anualmente, a escola realiza o Concurso de Redação Professora Fernanda Freitas (esse nome é homenagem póstuma a uma ex professora); o concurso elenca diversos gêneros textuais dentre literários e argumentativos; este ano, em sua quarta edição e com o tema “Pelos caminhos da leitura: descobertas do eu e do mundo” os alunos debruçar-se-ão nos gêneros: conto, crônica, dissertação-argumentativa, carta e/ou poesia.
Ademais do concurso, na manhã de premiação dos primeiros colocados em cada categoria, ocorre concomitantemente a publicação da An…