Pular para o conteúdo principal

Jovens participam de congresso da ACEV - por Ray Santana / ACEV Brasil


No último final de semana, entre 12 e 14, foi realizada a 15ª Edição do Congresso de Jovens da ACEV, no Conde, Região Metropolitana de João Pessoa (PB). O congresso colocou em pauta a Missão Integral e permitiu a comunhão entre os jovens das diferentes regiões.




Juntos, mais de 200 jovens se reuniram em momentos de adoração, reflexão e comunhão. O tema, 'Tua Missão, Minha Vida', trouxe uma reflexão sobre a missão dos jovens onde quer que estiverem, em casa, na igreja, na faculdade, no trabalho, entre os amigos. Nesse ano de comemoração dos 80 anos da ACEV, foi possível motivar a juventude aceviana a entregar-se a sua missão (Is. 6:8) destinada por Cristo (Mc. 15:16).

“Nós queríamos tratar de um tema que tivesse a ver com a gente. Estamos fazendo 80 anos esse ano, da Ação Evangélica no Brasil, e não poderíamos deixar de tratar sobre a missão de Deus no mundo, no intuito de encorajar essa juventude a também nas suas igrejas locais, e por onde quer que eles andem, realizar a missão de Deus”, afirmou o pastor Matheus Vinícius, da equipe de organização do congresso. Esse ano, o evento foi organizado através da ACEV João Pessoa – Central.

No primeiro dia, Patrick César, da 1ª Igreja Congregacional de João Pessoa e assessor da Aliança Bíblica Universitária do Brasil, tratou sobre ‘O que é missão?’ (Mt. 5:13-16), abordando o papel da igreja no cumprimento da missão deixada por Deus. Mostrou que o cristão deve sinalizar o Reino de Deus através do engajamento na obra do Senhor, da participação sociopolítica, e como agente de transformação social. Patrick também abordou no segundo dia a necessidade de cumprir a missão no âmbito educacional, em escolas e universidades, criando grupos de evangelismo ou sendo a missão de Cristo de forma integral, no seu modo de vida.

Para falar sobre o compromisso do jovem com a missão de proclamar o evangelho, o jovem preletor, Vinícius Morais, da Igreja Presbiteriana do Bairro dos Estados trouxe uma mensagem de encorajamento e desafio aos jovens acevianos. O cantor Marco Telles abordou ‘A missão do jovem e a cidade’, mostrando pontos da cultura apontam a Cristo que podem ajudar a no processo de evangelização, usando como referência Atos 17.

Os congressistas também participaram de uma mesa redonda para discutir temas previamente comentados em grupos de conversas. Assim, foi possível dialogar sobre diferentes posições quanto a Missão Integral na igreja local e no cotidiano do jovem.

Para Vivian Gualberto, de Imaculada (PB), o tema foi muito importante para os jovens, e especialmente para os que já se identificam com o chamado missionário. “Falou muito aos nossos corações, e eu acredito que nos impulsionou a ver a missão integral, a missão do Reino, com uma nova visão, não de uma forma totalmente tradicional, mas de modo que possa levar o evangelho as pessoas com mais amor”, afirmou.

O pastor Matheus Vinícius encerrou a programação com o tema ‘O jovem e a Missão Integral’, mostrando os desafios de uma vida dedicada a seguir a Cristo, e a necessidade do jovem cristão negar-se a si mesmo e tomar a sua cruz (Mt. 16:24). Ele afirmou que é impossível ser cristão e não tomar a sua cruz.

Para o próximo congresso de 2019, a juventude já tem o seu destino certo: o sertão. O XVI Congresso de Jovens da ACEV será sediado na Reserva Ecológica Verdes Pastos, em São Mamede (PB).



Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Casa dos Pobres São Francisco de Assis precisa de ajuda

Com a pandemia do novo coronavírus, a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru-PE, precisa de ajuda. A Casa, que atende a 77 idosos, está seguindo as recomendações das autoridades sobre a contaminação do vírus. Além da preocupação com a doença, já que todos os moradores do lugar fazem parte do grupo de risco, existe outra preocupação: a dos recursos financeiros para manter os trabalhos. A instituição é privada e sobrevive de doações, mas sem a renda do estacionamento que funciona no local, as receitas da Casa têm diminuído. O estacionamento está fechado ao público desde a sexta-feira (20), de acordo com a orientação de evitar aglomerações e com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos moradores. Entre os itens que a entidade mais necessita no momento, estão as fraldas descartáveis geriátricas. A Casa contabiliza o uso mensal de mais de 5 mil fraldas. O leite é outra necessidade dos moradores, que têm uma dieta em conformidade com a faixa etária.

Artigo | Covid-19 e os rumos da educação brasileira - por Mário Disnard

Acredito que a experiência de 2020 será um marco decisivo na educação, visto que a pandemia do Covid-19 nos apresenta, mais do que nunca, a necessidade de repensar o papel social da educação para além do processo de escolarização. No Brasil medidas emergenciais foram tomadas para garantir o processo educativo, entre elas, o trabalho educacional remoto. No entanto, diante de tantos imprevistos, gestores, professores, estudantes e famílias encontraram-se num momento de muita pressão, com várias dúvidas e incertezas. Diante da atual situação, os limites impostos têm nos apresentado possibilidades inegáveis de transformação, o que nos remete a uma série de questionamentos: há efetivamente uma preocupação com a qualidade social da aprendizagem? O que este período nos informa a respeito de nossos estudantes e de suas famílias com relação as nossas práticas como educadores?   O que faz sentido manter e o que mudar? É possível repensar o papel da escola e da sociedade na formação das novas

Recordação | Crianças se divertem e aprendem em EBF - por Fábio Santana

 Aconteceu e foi uma bênção de Deus a Escola Bíblica de Férias(EBF), da Congregação do Vale da Bênção do bairro Luiz Gonzaga em Caruaru em Julho de 2019. Foi tudo perfeito e muito organizado pela irmã Maria Marques e Deus abençoou de forma tremenda. " Deus nos abençoou tremendamente e fiquei muito feliz ao ver tantas crianças na Igreja sendo evangelizadas e os pais adorando ao Senhor" frisou a missionária Carla Mestre. Os jovens da Bandinha da 2 Igreja Evangélica Congregacional Vale da Benção do Kennedy alegraram os baixinhos. A irmã Josi Carvalho e a irmã Maria Marques ficaram na sala de oração intercedendo pela EBF. Uma boa recordação da Escola Bíblica de Férias( EBF) que aconteceu no mês de Julho de 2019. Colaboração: Fábio Santana.