Pular para o conteúdo principal

120 anos de Primeira Igreja: As Origens – por Ary Queiroz Jr.


O Dr. Robert Reid Kalley (1809-1888) e a senhora Sarah Poulton Kalley (1825-1907) fizeram do Brasil o seu lar entre os anos de 1855 e 1876. Nesse período, organizaram duas igrejas brasileiras independentes, de governo congregacionalista – a Igreja Evangélica Fluminense (em 11 de julho de 1858) e a Igreja Evangélica Pernambucana (em 19 de outubro de 1873).

No dia 2 de julho de 1876, o Dr. Kalley conduziu o último culto e a Ceia do Senhor na Igreja Fluminense e, oito dias depois, embarcou para a Escócia. Na Escócia, Kalley contribuiu com diversas sociedades missionárias e concentrou esforços em encontrar missionário que conduzisse a Igreja Pernambucana.

Kalley morreu em 17 de janeiro de 1888.

Mesmo em seu luto, dona Sarah nutriu a convicção de que tinha que continuar o trabalho que ela e o marido iniciaram no Brasil. Foi com esse propósito que, em 1892, com James Fanstone, então pastor da Igreja Pernambucana, e alguns amigos, fundou a missão "Help for Brazil", cujo propósito era divulgar os desafios espirituais do Brasil, arrecadar recursos para o trabalho e recrutar obreiros à obra missionária brasileira.

O primeiro obreiro da missão já foi trazido ao Brasil por Fanstone no início de 1893, o Rev. Harry (Henry) J. M’Call. Um ano depois, Fanstone voltou com mais dois, T. Collins Joyce e Charles W. Kingston . Kingston foi o primeiro obreiro sobre quem se disse ter tido muito interesse na “situação de uma cidade distante de Recife, até agora totalmente sem nenhuma evangelização, e está pensando em trabalhar ali” . A cidade distante de Recife era Caruaru!

Quando o casal Charles e Ida Batchelar Kingston chegou a Caruaru, um relatório foi enviado à missão, em julho de 1897, com o seguinte teor: “não há nenhum membro de nenhuma igreja evangélica aqui; numa população de umas 2.000 pessoas não há, no meu entender, ninguém que cuide de suas almas. Fiquei sabendo que um crente de Pernambuco [isto é, Recife] veio para cá uns anos atrás e pregou ao ar livre. Fora deste, ninguém...” .

Ary Queiroz Jr. é pastor da 1ª IEC de Caruaru. O texto é adaptado do livro "Caruaru Cem Anos de Luz", do Rev.Marcos Quaresma e da Profa. Dra. Joyce Clayton

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Casa dos Pobres São Francisco de Assis precisa de ajuda

Com a pandemia do novo coronavírus, a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru-PE, precisa de ajuda. A Casa, que atende a 77 idosos, está seguindo as recomendações das autoridades sobre a contaminação do vírus. Além da preocupação com a doença, já que todos os moradores do lugar fazem parte do grupo de risco, existe outra preocupação: a dos recursos financeiros para manter os trabalhos.

A instituição é privada e sobrevive de doações, mas sem a renda do estacionamento que funciona no local, as receitas da Casa têm diminuído. O estacionamento está fechado ao público desde a sexta-feira (20), de acordo com a orientação de evitar aglomerações e com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos moradores.
Entre os itens que a entidade mais necessita no momento, estão as fraldas descartáveis geriátricas. A Casa contabiliza o uso mensal de mais de 5 mil fraldas. O leite é outra necessidade dos moradores, que têm uma dieta em conformidade com a faixa etária.



Como ajudar? As doaç…

Artigo | Covid-19 e os rumos da educação brasileira - por Mário Disnard

Acredito que a experiência de 2020 será um marco decisivo na educação, visto que a pandemia do Covid-19 nos apresenta, mais do que nunca, a necessidade de repensar o papel social da educação para além do processo de escolarização. No Brasil medidas emergenciais foram tomadas para garantir o processo educativo, entre elas, o trabalho educacional remoto. No entanto, diante de tantos imprevistos, gestores, professores, estudantes e famílias encontraram-se num momento de muita pressão, com várias dúvidas e incertezas.

Diante da atual situação, os limites impostos têm nos apresentado possibilidades inegáveis de transformação, o que nos remete a uma série de questionamentos: há efetivamente uma preocupação com a qualidade social da aprendizagem? O que este período nos informa a respeito de nossos estudantes e de suas famílias com relação as nossas práticas como educadores?O que faz sentido manter e o que mudar? É possível repensar o papel da escola e da sociedade na formação das novas geraçõ…

Igreja Batista Pinheirópolis realiza III Culto Cívico

No próximo dia 01º de setembro, a partir das 18h, a Igreja Batista Pinheirópolis, em Caruaru, vai realizar um culto cívico alusivo à Semana da Pátria.
Na ocasião, haverá a presença de oficiais militares e paramilitares de Caruaru. A comunidade religiosa emitiu convites extensivos ao Exército (representado pelo Tiro de Guerra), além de órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil. Ademais, também serão rendidas graças pelo Dia do Soldado, que foi em 25 de agosto, e o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro.

O pastor Philip Daniel Warkentien, líder da IB Pinheirópolis, afirma que os convites já foram entregues às autoridades municipais. “Esperamos no Senhor que seja mais um Culto Cívico, que estará lotando a casa do Senhor nosso Deus e dedicando a Ele, que é o único digno de toda Honra, Glória e Louvor”, declara.

O mensageiro oficial da Palavra de Deus naquela ocasião será o coronel da Polícia Militar de Pernambuco Lenildo Maurício, que também é pastor ba…