Pular para o conteúdo principal

Noite gospel no Pátio de Eventos reúne milhares de fiéis em Caruaru


  Texto: Jénerson Alves
  Fotos: Joyce Sueely

A noite da terça-feira 26 foi de louvor e adoração no palco do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. Com o tema ‘Caruaru pela unidade’, o evento gospel reuniu mais de 10 mil pessoas, que ouviram músicas com mensagens de alegria, esperança e fé. A programação contou com as presenças dos cantores Mattos Nascimento, Erasmo Miguel e Fernando Júnior, além dos ministérios de louvor Encontro das Águas e YMB.  



Show de Mattos Nascimento é repleto de dinamismo


Para o comunicador Jaelcio Tenório, um dos organizadores do evento, a cidade de Caruaru estava precisando de um evento deste porte. Ele ainda ressalta a importância de as igrejas enfatizarem a unidade como temática. “Este tema da unidade é muito importante para a igreja. A guerra é espiritual. O momento é muito difícil, não só em Caruaru, mas no estado e no país. E as igrejas não podem ficar com disputas, mas devem se unir em prol de Cristo”, observou.

Erasmo Miguel defende o ritmo nordestino
como uma forma de louvor a Deus
Um dos participantes da programação foi o forrozeiro cristão Erasmo Miguel. Com uma vasta bagagem cultural, o cantor apresentou músicas como ‘Oração de São Francisco’ (católica) e ‘Escudo’ (Voz da Verdade) em ritmo regional. “Mesmo sendo cristão evangélico, tendo um programa de rádio voltado para o público gospel, continuo reverenciando Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, e nomes como Santanna, Flávio José, Jorge de Altinho”, declarou Miguel, lembrando que durante muitos anos participou da programação secular dos festejos juninos de Caruaru, participando das bandas de Sebastião Leandro e Reginaldo Pietro (ambos já falecidos). “Eu insisto com a música nordestina, porque nela estão as minhas raízes”, complementou. O repertório de Erasmo Miguel conta com músicas de autores não-evangélicos, a exemplo de Padre Zezinho, Gilson, Fernando Mendes, Ana Vilela e Severino Feitosa.

Um dos diferenciais da noite gospel para outros programas que acontecem ao longo do mês no Pátio de Eventos é a interação da plateia, que ocorre de forma salutar. Na ocasião, o comércio no ambiente dispensou a venda de bebidas alcoólicas, em virtude do perfil do público.
Jaelcio Tenório destaca a importância da unidade

O pastor da Igreja Encontro das Águas, André Gomes – também organizador do evento – pontua que o princípio da unidade entre os cristãos é bíblico, tendo por base a oração sacerdotal do Senhor Jesus, registrada no capítulo 17 do Evangelho de São João.  “A Palavra do Senhor nos mostra que a visão da glória de Deus vem através da unidade. Quando Jesus orou pelos discípulos, disse: ‘Pai, que eles sejam um como Eu sou Contigo, pois assim o mundo verá a Tua glória’. Então, o que revela a glória de Deus não são os nossos dons – cantar, pregar, adorar – mas a nossa unidade. Jesus sempre ensinou aos discípulos a serem um, lavarem os pés uns dos outros e caminharem em unidade”, ressaltou.


Pr. André Gomes destaca as bênçãos em servir a Deus

Noite gospel
A inserção de atrações evangélicas na programação dos festejos juninos de Caruaru começou em 2011, com um evento denominado ‘Chama Viva’, organizado por Jaelcio Tenório, que teve duas edições. Nos anos seguintes, a programação ficou a cargo da Associação de Pastores e recebeu o nome de ‘Caruaru, a Capital da Adoração’.  “A mudança do nome altera a forma, mas não a essência, que é Jesus. Caruaru é a Capital da Adoração. Entendemos que este município é um campo em que as sementes do Evangelho são plantadas e nosso sonho é ver este Evangelho florescendo em cada vida, em cada coração”, pontuou o pastor André Gomes.


Leia também:
"O Brasil está violento por causa das drogas", diz o cantor Mattos Nascimento


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa dos Pobres São Francisco de Assis precisa de ajuda

Com a pandemia do novo coronavírus, a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru-PE, precisa de ajuda. A Casa, que atende a 77 idosos, está seguindo as recomendações das autoridades sobre a contaminação do vírus. Além da preocupação com a doença, já que todos os moradores do lugar fazem parte do grupo de risco, existe outra preocupação: a dos recursos financeiros para manter os trabalhos.

A instituição é privada e sobrevive de doações, mas sem a renda do estacionamento que funciona no local, as receitas da Casa têm diminuído. O estacionamento está fechado ao público desde a sexta-feira (20), de acordo com a orientação de evitar aglomerações e com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos moradores.
Entre os itens que a entidade mais necessita no momento, estão as fraldas descartáveis geriátricas. A Casa contabiliza o uso mensal de mais de 5 mil fraldas. O leite é outra necessidade dos moradores, que têm uma dieta em conformidade com a faixa etária.



Como ajudar? As doaç…

Artigo | Covid-19 e os rumos da educação brasileira - por Mário Disnard

Acredito que a experiência de 2020 será um marco decisivo na educação, visto que a pandemia do Covid-19 nos apresenta, mais do que nunca, a necessidade de repensar o papel social da educação para além do processo de escolarização. No Brasil medidas emergenciais foram tomadas para garantir o processo educativo, entre elas, o trabalho educacional remoto. No entanto, diante de tantos imprevistos, gestores, professores, estudantes e famílias encontraram-se num momento de muita pressão, com várias dúvidas e incertezas.

Diante da atual situação, os limites impostos têm nos apresentado possibilidades inegáveis de transformação, o que nos remete a uma série de questionamentos: há efetivamente uma preocupação com a qualidade social da aprendizagem? O que este período nos informa a respeito de nossos estudantes e de suas famílias com relação as nossas práticas como educadores?O que faz sentido manter e o que mudar? É possível repensar o papel da escola e da sociedade na formação das novas geraçõ…

Igreja Batista Pinheirópolis realiza III Culto Cívico

No próximo dia 01º de setembro, a partir das 18h, a Igreja Batista Pinheirópolis, em Caruaru, vai realizar um culto cívico alusivo à Semana da Pátria.
Na ocasião, haverá a presença de oficiais militares e paramilitares de Caruaru. A comunidade religiosa emitiu convites extensivos ao Exército (representado pelo Tiro de Guerra), além de órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil. Ademais, também serão rendidas graças pelo Dia do Soldado, que foi em 25 de agosto, e o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro.

O pastor Philip Daniel Warkentien, líder da IB Pinheirópolis, afirma que os convites já foram entregues às autoridades municipais. “Esperamos no Senhor que seja mais um Culto Cívico, que estará lotando a casa do Senhor nosso Deus e dedicando a Ele, que é o único digno de toda Honra, Glória e Louvor”, declara.

O mensageiro oficial da Palavra de Deus naquela ocasião será o coronel da Polícia Militar de Pernambuco Lenildo Maurício, que também é pastor ba…