Pular para o conteúdo principal

Você já orou por seu filho hoje? - por Jénerson Alves


Uma simples ação desenvolvida pelo projeto Desperta Débora em Caruaru-PE me levou à reflexão. No centro da cidade, mulheres apresentavam uma faixa com esta indagação: “Você já orou por seu filho hoje?” Mais do que uma simples pergunta, o questionamento representa a necessidade de os pais conquistarem o coração dos filhos para os desígnios do Senhor.

Ora, a ausência de exemplos dos pais na caminhada da fé pode gerar muitos danos para os filhos. No livro Faith of the Fatherless: The Psychology of Atheism (“A fé dos Orfãos: A Psicologia do Ateísmo”), o psicólogo americano Paul Vitz mostra que grandes expoentes do ateísmo tiveram problemas com os pais, a exemplo de Sigmund Freud, Joseph Stalin, Jean-Paul Sartre e até Adolf Hitler e Richard Dawkins.

Um estudo divulgado pelo grupo Barna há alguns anos mostrava que, em média, três em cada cinco jovens cristãos abandonam a igreja após completar 15 anos de idade. Um dos principais motivos apresentados para esse fato é a experiência superficial com o cristianismo.

E não há nada mais profundo do que uma família que se entrega ao Senhor. Há na História da Igreja inúmeros exemplos de pessoas que tiveram a vida transformada por causa da ação de parentes. Porém, um dos relatos mais expressivos é o de Agostinho. Filho da piedosa cristã Mônica e do pagão Patrício, ele próprio chegou a dizer que bebeu do amor de Cristo através do leite da mãe. Porém, durante a juventude, abandonou a fé e entregou-se aos prazeres e à seita dos maniqueus, afundando sua vida em problemas. Apenas aos 32 anos regressa à fé que lhe ensinara sua mãe e tornou-se uma das mais proeminentes figuras do Cristianismo, com reconhecimento incontestável até os dias de hoje.

Vemos que as orações e as lágrimas de uma mãe podem produzir verdadeiros heróis da fé. O pastor presbiteriano Hernandes Dias Lopes afirma: “Os pais e as mães precisam ser modelos para os seus filhos. Não ensinamos apenas com palavras, mas, sobretudo, com exemplo. Um exemplo vale mais do que mil palavras. O exemplo não é apenas uma forma de ensinar, mas a única forma eficaz de fazê-lo. Os pais e as mães precisam ser coerentes. Eles precisam viver o que ensinam e ensinar o que vivem. Eles precisam ser o espelho de seus filhos. O espelho é mudo, mas é eloquente”.

Somente com bons exemplos de cristãos, de todas as gerações, atuando juntos na família, sob a liderança do Espírito Santo, cumpriremos o propósito do Senhor Deus para este tempo, deixando um legado às próximas gerações a contribuindo para a expansão do Reino de Deus na terra.

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Casa dos Pobres São Francisco de Assis precisa de ajuda

Com a pandemia do novo coronavírus, a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru-PE, precisa de ajuda. A Casa, que atende a 77 idosos, está seguindo as recomendações das autoridades sobre a contaminação do vírus. Além da preocupação com a doença, já que todos os moradores do lugar fazem parte do grupo de risco, existe outra preocupação: a dos recursos financeiros para manter os trabalhos.

A instituição é privada e sobrevive de doações, mas sem a renda do estacionamento que funciona no local, as receitas da Casa têm diminuído. O estacionamento está fechado ao público desde a sexta-feira (20), de acordo com a orientação de evitar aglomerações e com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos moradores.
Entre os itens que a entidade mais necessita no momento, estão as fraldas descartáveis geriátricas. A Casa contabiliza o uso mensal de mais de 5 mil fraldas. O leite é outra necessidade dos moradores, que têm uma dieta em conformidade com a faixa etária.



Como ajudar? As doaç…

Artigo | Covid-19 e os rumos da educação brasileira - por Mário Disnard

Acredito que a experiência de 2020 será um marco decisivo na educação, visto que a pandemia do Covid-19 nos apresenta, mais do que nunca, a necessidade de repensar o papel social da educação para além do processo de escolarização. No Brasil medidas emergenciais foram tomadas para garantir o processo educativo, entre elas, o trabalho educacional remoto. No entanto, diante de tantos imprevistos, gestores, professores, estudantes e famílias encontraram-se num momento de muita pressão, com várias dúvidas e incertezas.

Diante da atual situação, os limites impostos têm nos apresentado possibilidades inegáveis de transformação, o que nos remete a uma série de questionamentos: há efetivamente uma preocupação com a qualidade social da aprendizagem? O que este período nos informa a respeito de nossos estudantes e de suas famílias com relação as nossas práticas como educadores?O que faz sentido manter e o que mudar? É possível repensar o papel da escola e da sociedade na formação das novas geraçõ…

Igreja Batista Pinheirópolis realiza III Culto Cívico

No próximo dia 01º de setembro, a partir das 18h, a Igreja Batista Pinheirópolis, em Caruaru, vai realizar um culto cívico alusivo à Semana da Pátria.
Na ocasião, haverá a presença de oficiais militares e paramilitares de Caruaru. A comunidade religiosa emitiu convites extensivos ao Exército (representado pelo Tiro de Guerra), além de órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil. Ademais, também serão rendidas graças pelo Dia do Soldado, que foi em 25 de agosto, e o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro.

O pastor Philip Daniel Warkentien, líder da IB Pinheirópolis, afirma que os convites já foram entregues às autoridades municipais. “Esperamos no Senhor que seja mais um Culto Cívico, que estará lotando a casa do Senhor nosso Deus e dedicando a Ele, que é o único digno de toda Honra, Glória e Louvor”, declara.

O mensageiro oficial da Palavra de Deus naquela ocasião será o coronel da Polícia Militar de Pernambuco Lenildo Maurício, que também é pastor ba…