Pular para o conteúdo principal

Caruaru: uma cidade de adoradores


Que Caruaru é detentora do codinome de ‘Capital do Forró’ não é novidade nenhuma. Entretanto, o que parece é que esse título poderá perder espaço para o epíteto de ‘Capital do Louvor’. Isso porque a chamada música gospel está em evidência no município. São inúmeros cantores, compositores e bandas adeptas a esse segmento, que tem formado grandes nomes no cenário religioso. Conheça, nesta matéria, uma parcela deles.

Família de Marquinhos do Valle também possui vocação missionária.
Foto: Divulgação


Entre os cantores com uma bagagem histórica de produção musical na cidade, o nome de Marquinhos do Valle é uma referência, sendo conhecido até mesmo por um público que não é costumeiramente consumidor de canções evangélicas. Ele contabiliza mais de cem composições, em ritmos que transitam do forró tradicional ao pop music, passando pelos mais variados estilos musicais. Para ele, a melodia é um caminho de expressão de ideias e anseios. Os acordes se unem à letra, formando um todo reflexivo. De acordo com Marquinhos, os versos, as melodias e os arranjos surgem espontaneamente. “Eu considero esse meu dom como um presente de Deus”, salienta.

Ele costuma se apresentar ladeado da esposa, Edvania, e das filhas, Mayara e Mayana. As duas podem ser consideradas uma extensão do talento do pai. Para se ter uma ideia, Mayara toca contrabaixo, violão e bateria. Além disso, ela também compõe músicas. A primeira letra que escreveu foi aos 7 anos de idade. O timbre vocal de Renata Mayara é o contralto, caracterizado por ser vigoroso. Já a voz de Mayana Raquel é um soprano, isto é, o mais agudo dos registros femininos.

O cantor Erasmo Miguel também é uma referência, conhecido por ser um ‘forrozeiro gospel’. Inclusive, ele já gravou canções de grande conhecimento no ambiente religioso, e até mesmo músicas católicas, como ‘Oração pela Família’ e ‘Utopia’, de autoria do Padre Zezinho. “O meu desejo, assim como o dos outros cantores, é de levar uma mensagem de paz e de esperança para as pessoas, através da música. Fazer algo dessa natureza é uma honra”, relata Miguel, opinando que acredita que o evento ficará marcado na história da cidade.

Já o cantor Dhiego Nunes é um destaque da nova prole de cantores gospel. Ele gravou CDs como ‘Agindo Deus quem impedirá’ (2010) e ‘Teu perdão’ (2011) e chegou a se apresentar em diversos eventos, inclusive no palco gospel do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Além de cantor, Dhiego é também compositor. Músicas como ‘Amo Você’, ‘Meu clamor’ e ‘Minha canção’ figuram entre as mais ouvidas nas rádios evangélicas da cidade. “Sou um adorador que vive experiências radicais e que ama a Deus acima de todas as coisas”, define-se.

Além destes, evidentemente, há uma grande quantidade de cantores que atuam nas igrejas locais, distantes da mídia, mas avançando no talento a eles confiado por Deus. E, ainda, há os que adoram ao Senhor, contudo não estão inseridos no ambiente musical.

O pastor Samuel Couto explica que adorar a Deus não é um estilo de música, mas um estilo de vida cuja decisão brota do íntimo da alma de cada pessoa. “Adoração é uma resposta dada ao constante amor de Deus por nós. Esse amor deve ser incondicional, tal como foi o amor de Abraão para com Deus, dispondo-se entregar, em um sacrifício, o seu próprio filho. Foi, assim, da mesma forma e com a mesma intensidade de amor para conosco, que Deus deu ao seu próprio Filho para nos substituir no holocausto da cruz”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa dos Pobres São Francisco de Assis precisa de ajuda

Com a pandemia do novo coronavírus, a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru-PE, precisa de ajuda. A Casa, que atende a 77 idosos, está seguindo as recomendações das autoridades sobre a contaminação do vírus. Além da preocupação com a doença, já que todos os moradores do lugar fazem parte do grupo de risco, existe outra preocupação: a dos recursos financeiros para manter os trabalhos.

A instituição é privada e sobrevive de doações, mas sem a renda do estacionamento que funciona no local, as receitas da Casa têm diminuído. O estacionamento está fechado ao público desde a sexta-feira (20), de acordo com a orientação de evitar aglomerações e com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos moradores.
Entre os itens que a entidade mais necessita no momento, estão as fraldas descartáveis geriátricas. A Casa contabiliza o uso mensal de mais de 5 mil fraldas. O leite é outra necessidade dos moradores, que têm uma dieta em conformidade com a faixa etária.



Como ajudar? As doaç…

Artigo | Covid-19 e os rumos da educação brasileira - por Mário Disnard

Acredito que a experiência de 2020 será um marco decisivo na educação, visto que a pandemia do Covid-19 nos apresenta, mais do que nunca, a necessidade de repensar o papel social da educação para além do processo de escolarização. No Brasil medidas emergenciais foram tomadas para garantir o processo educativo, entre elas, o trabalho educacional remoto. No entanto, diante de tantos imprevistos, gestores, professores, estudantes e famílias encontraram-se num momento de muita pressão, com várias dúvidas e incertezas.

Diante da atual situação, os limites impostos têm nos apresentado possibilidades inegáveis de transformação, o que nos remete a uma série de questionamentos: há efetivamente uma preocupação com a qualidade social da aprendizagem? O que este período nos informa a respeito de nossos estudantes e de suas famílias com relação as nossas práticas como educadores?O que faz sentido manter e o que mudar? É possível repensar o papel da escola e da sociedade na formação das novas geraçõ…

Igreja Batista Pinheirópolis realiza III Culto Cívico

No próximo dia 01º de setembro, a partir das 18h, a Igreja Batista Pinheirópolis, em Caruaru, vai realizar um culto cívico alusivo à Semana da Pátria.
Na ocasião, haverá a presença de oficiais militares e paramilitares de Caruaru. A comunidade religiosa emitiu convites extensivos ao Exército (representado pelo Tiro de Guerra), além de órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil. Ademais, também serão rendidas graças pelo Dia do Soldado, que foi em 25 de agosto, e o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro.

O pastor Philip Daniel Warkentien, líder da IB Pinheirópolis, afirma que os convites já foram entregues às autoridades municipais. “Esperamos no Senhor que seja mais um Culto Cívico, que estará lotando a casa do Senhor nosso Deus e dedicando a Ele, que é o único digno de toda Honra, Glória e Louvor”, declara.

O mensageiro oficial da Palavra de Deus naquela ocasião será o coronel da Polícia Militar de Pernambuco Lenildo Maurício, que também é pastor ba…